Notícia

04 de Junho de 2020

Temperaturas sobem em todo o sul do país e chuvas volumosas retornam a partir de sexta-feira

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que as temperaturas devem subir em todo o sul do Brasil nas próximas 24 horas, diminuindo assim as chances de geadas na próxima madrugada nos três estados e a tendência é que a temperatura tenha uma elevação entre 2 e 3 graus nos três estados.

Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, a frente fria agora atinge poucas áreas do Sudeste, com destaque para o sul de São Paulo que pode receber algumas chuvas nesta quarta-feira (3). Já para o Centro-Oeste, não há previsão de chuvas para os próximos dias, confirmando as previsões de estiagem para toda a região.

Toda a região sul do Brasil deve ter uma trégua das chuvas, mas apenas até sexta-feira (5). O modelo Cosmo do Inmet já sinalizam que um outro sistema, conforme estava previsto, já começa a se formar na região do Uruguai e posteriormente deve avançar para o Brasil. "Ainda não é uma frente fria formada, se trata de áreas de instabilidade e áreas de cavados que podem se transformar em frente fria entre sábado e domingo no Brasil", explica o meteorologista.

Veja o mapa de previsão de temperatura prevista para a quinta-feira (4) em todo o Brasil:

Temperaturas - Inmet - 0306
Fonte: Inmet

De acordo com as previsões dos Cosmo, o sistema deve entrar por Santa Catarina já na sexta-feira (5), elevando as condições de chuvas para o oeste do estado, com precipitação prevista em até 50 milímetros. Também deve chover nas demais áreas, sendo prevista chuva entre 20 e 40 em áreas das regiões central e norte. Apenas a área leste deve permanecer com volumes baixos.

A partir de sábado, as chuvas ganham intensidade e passa a chover também no Paraná e no Rio Grande do Sul. Segundo o Cosmo, no Paraná, são previstas chuvas para todo o estado, com precipitação entre 20 e 30 mm de precipitação. Em Santa Catarina são esperados os mesmos volumes em todo o estado.Já os volumes mais expressivos são esperados para o Rio Grande do Sul. Segundo o Cosmo, são esperadas boas chuvas para todo o estado com precipitação entre 20 e 40 mm, podendo ser registrados volumes de até 60 mm em algumas áreas. Os modelos também apontam que, no domingo, o sistema começa a perder força e avançar para o oceano.

Veja o mapa de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil:

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet

Fonte: Notícias Agrícolas
Cotripal Agropecuária Cooperativa
Rua Herrmann Meyer, 237 - Centro
CEP: 98280-000 - Panambi - RS
Fone: (55) 3375 9000