Notícia

07 de Julho de 2020

Geadas benéficas para o trigo no RS, mas excesso de chuva pode gerar surgimento precoce de doenças

As geadas dos últimos dias no Rio Grande do Sul não resultaram em grandes problemas para o produtor de trigo do estado. Apesar da geada ser considerada de intensidade forte por Denio Oerlecke - engenheiro agrônomo e gerente técnico da Cotripal, aconteceram em um período positivo para o desenvolvimento do grão e é considerada benéfica para a produção.

Denio destaca que o trigo está em fase de emergência ou vegetativa. "Nessa fase o trigo tolera muito bem as geadas e há alguns benefícios. E também o que a gente observa muito é a eliminação de várias plantas daninhas e também a soja ou milho voluntário que emerge no meio da cultura do trigo ou da aveia e acaba a geada fazendo o controle natural para evitar o desenvolvimento de doenças", afirma.

Antes da semeadura do trigo havia também uma preocupação com a umidade do solo em todo o Rio Grande do Sul, tendo em vista que o estado passou por um longo período de estiagem. De acordo com o especialista, os volumes apesar de serem considerados expressivos, ajudou de maneira muito significativa na recuperação do solo. "Para cultura do trigo não é tão interessante esse excesso de umidade, mas de certa forma o trigo nesta fase tolera muito bem", explica.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que novos volumes expressivos podem ser registrados nesta semana em todo o Rio Grande do Sul, devido a formação de um novo ciclone na região. Denio destaca que no momento o produtor precisa estar atento às questões pós chuvas, na segunda quinzena de junho e início de junho, com a possibilidade do surgimento de doenças fúngicas que podem acontecer mais cedo por conta das condições climáticas.

Já as pastagens, que também geravam preocupação por conta da seca, se desenvolveu, mas o excesso de chuva também traz alguns problemas para o produtor que trabalha com gado.

Veja a entrevista completa: https://www.noticiasagricolas.com.br/videos/graos/263192-geadas-foram-beneficas-para-o-trigo-no-rs-mas-excesso-de-chuva-pode-resultar-em-surgimento-precoce-de.html#.XwRcbihKgdU

Fonte: Notícias Agrícolas
Cotripal Agropecuária Cooperativa
Rua Herrmann Meyer, 237 - Centro
CEP: 98280-000 - Panambi - RS
Fone: (55) 3375 9000